Memórias metafóricas...

Memórias Metafóricas de Uma Mulher...

Quando pensei em criar um blog, pensei em algo interativo, dinâmico, monocromático, e simultaneamente colorido, multifacetado, diversificado, eclético, teológico, abrangente, etc. e tal, que me permitisse divagar pelas minhas ideologias, fantasias, pretenções, sensações, percepções e concretizações, um diário de bordo, que pertence a alguém que busca conhecimento nas mais distintas áreas e situações, uma mulher que além de feminina, sabe se impor e transpor seus limites e alcançar novos parâmetros na busca de uma auto estima construída com oração, amizade, companheirismo, intimidade, distância, bom senso, caráter, humor, prosa e poesia também, leitura, música de qualidade, recursos tecnológicos, livros, revistas, jornais, coisas que acrescentem a vida, conteúdo que pode ser dividido e repartido... e que vale a pena comentar!!!

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

ADULTÉRIO: DESASTRE PREVISÍVEL

Por: Sérgio e Magali Leoto

“O adultério é uma armadilha(...)”; “O que comete adultério não tem juízo; ele está se destruindo a si mesmo”; “(...) o infiel age assim: comete adultério, toma um banho e depois diz: Não fiz nada de errado!”; “(...) mas o adultério custará a ele a sua própria vida” (Provérbios 22:14;6:32;30:20;6:26-BLH).

As novelas brasileiras estão se tornando cada vez mais premiadas, reconhecidas não só no Brasil mas também no exterior. É um orgulho para um povo sofrido como o nosso: além do futebol, agora nossas novelas também têm "padrão exportação"!

Por um lado, elas são um orgulho (demonstrando a competência de nossos atores, diretores, técnicos etc), mas por outro lado estas novelas produzem um efeito que nos entristece. Com a explicação de "apenas reproduzir" fatos que já aconteceram na sociedade, os enredos trazem à mente dos que assistem, alguns costumes que não deveriam ser imitados, como é o caso da infidelidade conjugal.

Entrentanto, a exaustiva repetição (em quase todas as novelas, capítulo a capítulo) de que a infidelidade é um padrão "aceitável" ou "inevitável", transforma-se na prática em sugestão de padrão cultural. Isto acontece, quando dentro da história as personagens são incentivadas pela "aventura" do adultério, pelo "sabor do novo" da infidelidade.
Obviamente num país como o nosso, onde a TV dita boa parte da cultura de um povo (e não a educação, através das escolas, bons livros e professores, o desenvolvimento de um senso crítico, etc), estamos presenciando os EFEITOS da infidelidade conjugal, dentro das famílias brasileiras: mentirosos cada vez mais convincentes, vidas duplas, amantes assumidos e descarados, filhos decepcionados, mas com grandes possibilidades de repetir o que os pais fizeram, conjuges psicológicamente abalados, que vêm na vingança a solução ideal para o problema.

Creio que alguns dos assuntos mais abordados em ambientes de aconselhamento (realizado tanto por conselheiros, líderes e até psicólogos cristãos), são casos que envolvem infidelidade e adultério. São temas comuns fora do ambiente das igrejas, mas agora têm abalado fortemente muitas comunidades evangélicas.

Aqueles que frequentam há mais tempo as igrejas cristãs, têm notícia de casos como estes há décadas. Portanto, não há "novidade" no assunto "adultério". O que está sendo espantoso em nossos dias, é o aumento assustador da incidência destes casos. Fala-se muito da "epidemia" de dengue, gripe suína, etc. Mas estamos convivendo com uma "epidemia" diferente: a do adultério. O que é veiculado pela Mídia, sem dúvida contribuiu para este crescimento.

Os aconselhamentos são quase sempre assim: o cônjuge ofendido, normalmente é quem procura ajuda. Traz suas "suspeitas" (bem fundamentadas), mas sem a evidência que traria à luz o comportamento errado do parceiro. O cônjuge suspeito, que geralmente reluta em comparecer ao Aconselhamento, acaba vindo quando o outro diz: "se você não deve, não tem nada a temer!". Mesmo contrariado, este cônjuge comparece às reuniões para negar sistematicamente qualquer suspeita.

Alguns cônjuges podem ter o chamado "ciúme patológico" (e estes precisam de tratamento especial), onde a suspeita é infundada e doentia. Mas os casos mais comuns são aqueles onde as "suspeitas sem evidências", depois de alguns meses tornam-se "suspeitas COMPROVADAS", através de evidências incontestáveis do adultério. Quando um caso destes é descoberto, não apenas a família dos cônjuges sofre, mas todos os que se relacionam com eles.

A Bíblia nos traz orientações importantíssimas quanto ao adultério. Veja algumas delas:

1. Adultério é um dos 10 assuntos mais importantes da humanidade (Top 10, os Dez Mandamentos) e Deus é CONTRA! - Ex 20:14 "Não adulterarás". Não há como ser mais específico. Ele não só "sugere" que nós não cometamos adultério; ele exige. Deus é claro em relação ao que espera de nós.

2. A Bíblia trata o adultério não apenas como um problema "sexual", mas volta-se contra a "quebra de confiança e fidelidade". É muitas vezes comparado à área espiritual, onde o povo de Deus comete "adultério", voltando-se contra o Senhor e procurando deuses que não existem - Ez 23:37.

3. Adultério é uma "armadilha" - o ser humano utiliza armadilhas para capturar e matar muitos animais. No adultério ele torna-se a vítima. Pode acontecer quando se cai infantilmente (num momento de insensatez, e depois tem que conviver com as consequências), ou então quando se é vítima de chantagem, por parte de quem o seduziu - Pv 22:14; 6:32; 30:20; 6:26 -BLH.

4. "Fugir enquanto há tempo" é a orientação bíblica - pois ninguém fica perto do fogo sem se queimar (Pv 6:27-29). Salomão, no livro de Provérbios, adverte: quanto mais perto dos ensinos da Palavra, mais luz para os caminhos (6:23), mais proteção contra o adultério (6:24a), mais forças para fugir dos falsos elogios, as chamadas "cantadas" (6:24b), da sedução dos olhares, da cobiça do que se vê, na pessoa que não é seu cônjuge (6:25).

5. O doce sabor inicial, esconde um veneno que conduz à ruína - "os lábios da mulher imoral destilam mel; sua voz é mais suave que o azeite, mas no final é amarga como fel, afiada como uma espada de dois gumes. Os seus pés descem para a morte (...) Fique longe dessa mulher (...) para que você não entregue aos outros o seu vigor nem a sua vida a um homem cruel. (...) Você dirá: Como odiei a disciplina (...) Cheguei à beira da ruína completa, à vista de toda a comunidade". (Pv 5:3-14).


 

Mesmo com tudo o que vimos, a Bíblia deixa claro: sempre existe esperança para quem quer voltar atras, arrepender-se de seus erros e fazer a vontade de Deus! "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça" (1Jo1:9). "Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia" (Pv 28:13). "Se o meu povo que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar de seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei os seus pecados e curarei a sua terra". (2Cr7:14). Como vemos, Deus não aceita ser conivente com o pecado; mas Ele quer recuperar quem está arrependido e está disposto abandonar a prática de seus erros.

Tendo esta perspectiva, devemos tomar uma posição "radical": fugir e abandonar a prática do pecado; acabar com as intermináveis mentiras para encobrir o erro; buscar a face daquele que não convive com a mentira, por ser "o Caminho, A VERDADE e a Vida" - Jesus Cristo (Jo 14:6). Caso ache difícil a caminhada para reconstruir seu relacionamento conjugal, busque ajuda. Pode ser um conselheiro, um líder experiente ou até um profissional da área (por exemplo, um psicólogo cristão).

Esta atitude de MERGULHAR NA VERDADE, trazendo LUZ (e não trevas cada vez maiores) à sua convivência conjugal, irá beneficiar não apenas a VOCÊ mesmo e ao seu casamento, mas também aos seus FILHOS, PARENTES, AMIGOS, CLIENTES, IRMÃOS EM CRISTO e em última análise ... você estará ajudando a fazer um PAÍS e um MUNDO melhor, iniciando as boas mudanças a partir do seu próprio lar!

Extraído de Bíblia World Net

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget

Dicas...

Dicas

Ás vezes precisamos de algumas orientações simples e básicas, e que costumeiramente não encontramos com facilidade, contudo quando nos dispomos a procurar o que precisamos, sempre encontramos ao nosso alcance, algumas dicas que nos salvariam de problemas futuros, como por exemplo, evitar fazer algumas misturas de tecidos, estampas, e estilos num mesmo look no dia à dia, ou num dia de festa. Que por mais que vc ouse usar, pode até impressionar num primeiro momento, contudo pode vir a chocar, ou escandalizar alguém, pelo excesso ou abuso, de alguma tendencia que não combina com seu estilo ou visual, portanto defina bem sua identidade através do que vc usa e assim vc também atrairá pessoas que como vc se identificam em alguns aspectos, e assim juntos vcs podem desfrutar do que lhes é comum. Use o espelho, e ouça a opinião de alguém que sabe mais do que vcê naquele assunto.
A palavra é sutileza no vestir-se, espiritualmente e fisicamente tb!

Psalm for the Day

Minha vida cabe nas malas que carrego...

Minha vida cabe nas malas que carrego...

A beleza da mulher


A beleza da mulher ou do homem se revela na essência e não na transparência do vestir-se, ou na profundidade dos decotes, ou na compressão dos jeans com strech, ou nas regatas, bermudas, ou naquilo que deveria apenas adornar para realçar o que de fato ela tem na íntegra, algo que vai além do que é visivel e paupável.
O olhar com singeleza e transparência, a boca com doçura e sem leviandade, o aroma que satisfaz e exala o bom perfume de Cristo, as mãos que seguram e sustentam-se na destra fiel do Pai da eternidade, os pés que caminham rumo ao alvo, e a consciência pura e apologética de que precisamos remir nosso tempo pois de fato, os dias são maus.
Busco insistentemente melhorar àquilo que precisa ser retocado no meu eu, não apenas na minha aparência, mas principalmente naquilo que é transparente e que compõe minha essência de uma mulher que ousa andar segundo a vontade de Deus!

Eu curto Vintage

Eu curto Vintage

Cotidiano é diferente de rotina...

Aprendí com os filósofos que rotina é diferente de cotidiano, sou alguém que foge das inutilidades superficiais dos falatórios alheios, e "hoje" em alguns momentos até ignoro algumas situações, para evitar o confronto ou constrangimento desnecessário... para não perder o bom senso... mas isso é muito difícil, é um objetivo diário...

SOU ALGUÉM EM CONSTRUÇAO, que se permite errar e consertar, falhar e pedir perdão sem titubear, e "hoje" entendo claramente que perdão é atitude e não sentimento!!!!

O Senhor vê além do óbvio e visível!!

O Senhor vê além do óbvio e visível!!

Feliz natal em família

Feliz natal em família

Teus olhos estão sobre mim Senhor

Teus olhos estão sobre mim Senhor

Família na praia...

Família na praia...

Meu amor!!

Meu amor!!

Amigas especias!!!!

Amigas especias!!!!

Ministrando aula sobre Platão

Ministrando aula sobre Platão
Tb é uma paixão!!!

Tb amooooOOO

Tb amooooOOO

Com a galera...

Com a galera...

Amigos

Amigos

AmoooOOO vcssss

AmoooOOO vcssss

Missões é uma prática diária...

Missões é uma prática diária...
Não um clichê!!!

Noite especial

Noite especial

Depois cinema básico com a galera!!!

Depois cinema básico com a galera!!!

A Banda

A Banda
Que me ensinou a olhar para os malucos sedentos da Palavra!!!

Mãe, sobrinha, irmã e pai

Mãe, sobrinha, irmã e pai

Programa Oficina de Deus

Programa Oficina de Deus

Quero ser como criança

Quero ser como criança
Para me deliciar com coisas tão simples e baratinhas + tão saborosas!!

Mardunas - Natal

Mardunas - Natal
Acampamento Bola de Neve Church

Isa, eu e Rafinha

Isa, eu e Rafinha

Deus tem seus planos!!!!!!!!

Deus tem seus planos!!!!!!!!

Abra sua mente para ver a grandeza

Abra sua mente para ver a grandeza
A excelência da Palavra de Deus