“O homem que tem muitos amigos pode congratular-se, mas há amigo mais chegado que um irmão”.
Provérbios 18: 24.
O Poeta Samuel Taylor certa vez descreveu que “a amizade é como uma árvore protetora”. Quão bela descrição desse relacionamento tão especial! Ao ler essas palavras penso em meus amigos como enormes árvores frondosas, que estendem seus ramos sobre mim, oferecendo sombra, cuja presença é uma proteção contra as rajadas do vento de inverno e solidão. Uma grande árvore protetora isso é uma amigo verdadeiro! Assim como o poeta, o sábio Salomão também registrou a importância do amigo na sinceridade da intimidade diária.
A AMIZADE é de fato uma árvore protetora. Na amizade encontramos as mãos de Deus ministrando, animando, dando e apoiando.
Você pode se admirar, ao saber, que as palavras amigos, amigavelmente e amizade aparecem mais de 100 vezes nas Escrituras. DEUS DIZ MUITO A RESPEITO DOS AMIGOS!
Todos nós somos seres relacionais e por isso carecemos de construir relacionamentos frutíferos e sadios ao longo da nossa história, precisamos ter ao nosso redor pessoas nas quais podemos confiar e partilhar nossos sonhos, projetos, segredos, problemas e vivencias diárias.
Existem, portanto algumas verdades sobre os amigos irmãos, nas quais queremos nos deter e avaliar o grau de intimidade nesses relacionamentos que estamos construindo na vida cristã.
Existem três verdades sobre os amigos:
I) OS AMIGOS SÃO ESSENCIAIS.
AMIZADE = Sentimento fiel de afeição, estima ou ternura entre pessoas que em geral não são parentes nem amantes, apreço.
AMIGO = Que é ligado a outrem por laço de amizade, amigável, companheiro, protetor.
Não existe substituto para um amigo verdadeiro, alguém que se importe com o outro, que ouça, console, sinta, conforte, confronte e repreenda.
Alguém já disse, “que os amigos são os irmãos que escolhemos”.
Os amigos não são opcionais, mas sim essenciais, imprescindíveis, insubstituíveis, é um relacionamento de amor e conquista sem barganha.
II) OS AMIGOS NÃO SÃO AUTOMÁTICOS, PRECISAM SER CULTIVADOS.
É necessário cultivar um relacionamento de amizade, numa busca constante pela confiança mútua, e pela descoberta diária das qualidades e defeitos.
É preciso reavivar constantemente esse cultivo, como acontece com uma árvore que plantamos que precisa de cuidados específicos, como ser regada, podada, apreciada... Até que dê frutos.
III) OS AMIGOS NÃO SÃO NEUTROS NEM OMISSOS, ELES CAUSAM IMPACTO EM NOSSAS VIDAS.
Citação: I Corintios 15:33.
“Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes”.
Nossos amigos causam influência em nossa vida, eles ocupam lugar de destaque e por isso a opinião deles tem importância nas nossas vidas.
Como diz a Palavra devemos nos policiar quanto as nossas amizades, pois as más conversas, infrutíferas geram problemas e as vezes separam os maiores amigos, alem de corromper os bons costumes.
CORROMPER = deteriorar, decompor, alterar, perverter, induzir a realizar ato contrário a ética, apodrecer.
Devemos escolher nossos amigos com cuidado e bom senso, pois são eles que estarão conosco na nossa intimidade, na nossa família, nos nossos relacionamentos, no nosso círculo íntimo.
Os amigos não devem ser omisso nem neutros, pois os que assim se comportam, não querem se comprometer numa amizade genuína e frutífera.
Os amigos sinceros emitem opinião própria, tem personalidade definida e deixam marcas nas nossas vidas. Marcas de amor e não de dor. Cicatrizes que trazem gozo, porque são frutos de aprendizado mútuo. Amizade que cresce que se desenvolve.
Se você quer ser sábio, escolha amigos que lhe acrescentem, que lhe permitam crescer em amor e integridade, amigos que lhe permitam ser você mesmo sem titubear, que lhe permitam errar e acertar.
HÁ QUATRO NÍVEIS DE AMIGOS:
A) Amigos conhecidos.
São àquelas pessoas com quem temos contatos irregulares e interação superficial. Deslizamos apenas pela superfície com os conhecidos.
- Como Vai? – E respondo: Bem! Muito Bem!
(Na verdade, não estou bem, mas não posso dizer-lhe isso, é apenas um conhecido!).
B) Amigos casuais.
São àqueles com quem temos mais contatos, interesses comuns e com quem podemos ser mais específicos nas conversas. De vez em quando até chegamos a buscar a opinião de um amigo casual, embora continua havendo uma certa distância entre nós.
C) Amigos chegados.
São àqueles com quem compartilhamos objetivos de vida semelhantes e com quem discutimos as questões difíceis. Fazemos planos juntos, exercícios, nos socializamos e algumas vezes até saímos juntos de férias.
D) Amigos íntimos.
São àqueles poucos com quem temos contato regular e um profundo compromisso. Não apenas somos abertos e vulneráveis com essas pessoas, como aguardamos ansiosamente o seu conselho. Os amigos íntimos se sentem livres para criticar e corrigir, assim como para abraçar e encorajar, porque a confiança e a compreensão foram estabelecidas entre eles.
CONCLUSÃO:
Todos esses níveis de amizades são importantes, mas o mais importante é de fato os amigos íntimos. Os que não tem amigos íntimos são seres solitários. Todos precisamos pelo menos de uma pessoa com quem possamos ser francos e sinceros, além de carecermos de alguém que nos ofereça proteção e apoio, encorajamento e até duras verdades e confronto em momentos decisivos. Amigos são árvores de proteção e refúgio. JESUS O NOSSO EXEMPLO MAIOR!!!
HÁ 4 CARACTERISTICAS DE UM AMIGO ÍNTIMO:SEJA UM!!!!
· ELE ESTÁ DISPOSTO A SACRIFICAR-SE;
· ELE É UM DEFENSOR LEAL PERANTE OS OUTROS;
· ELE DÁ LIBERDADE PARA VOCÊ SER QUEM VOCÊ É;
· ELE É UMA FONTE DE ENCORAJAMENTO.