Memórias metafóricas...

Memórias Metafóricas de Uma Mulher...

Quando pensei em criar um blog, pensei em algo interativo, dinâmico, monocromático, e simultaneamente colorido, multifacetado, diversificado, eclético, teológico, abrangente, etc. e tal, que me permitisse divagar pelas minhas ideologias, fantasias, pretenções, sensações, percepções e concretizações, um diário de bordo, que pertence a alguém que busca conhecimento nas mais distintas áreas e situações, uma mulher que além de feminina, sabe se impor e transpor seus limites e alcançar novos parâmetros na busca de uma auto estima construída com oração, amizade, companheirismo, intimidade, distância, bom senso, caráter, humor, prosa e poesia também, leitura, música de qualidade, recursos tecnológicos, livros, revistas, jornais, coisas que acrescentem a vida, conteúdo que pode ser dividido e repartido... e que vale a pena comentar!!!

terça-feira, 1 de março de 2011

A Roupa Certa para cada tipo de corpo

Elegância e beleza em qualquer tamanho…
 Costumamos dizer que as pessoas possuem formas… falam em “frutas”, como maçã, pera…  eu vejo – formas geométricas!!!
frutas não são pessoas
… é lógico que as frutas, como formas, são bem fáceis de visualizar e comparar, porém faltam algumas no convencional normalmente utilizado… pensei no morango, no limão… … então voltei às formas que acredito ser mais fácil de compor, sim, o vestir é uma composição… como se fossemos pintar um quadro… estabelecemos as formas e as cores adequadas… simples assim!!! 

O corpo pode ter as mais diferentes formas geométricas… 
Se quiser, pode ver como uma pêra ou até uma “linha”.  Sempre existe uma maneira de vestir com a forma e o tecido adequado para que fique bom, esteticamente.
O primeiro passo é compreender como é o formato de nosso corpo – depois é só fazer as variações sobre as possibilidades do que fica bem…
Moda –  é tendência… de cor, de cortes, de golas, de tecidos… detalhes que podem ser inseridos, mas nunca deve ser usada “aquela moda”  que não contribui para a estética de cada corpo - a “beleza pessoal”…
Estar acima ou abaixo do peso, não significa muito se a saúde esta sendo observada… a estética não tem um padrão específico, senão usaríamos “uniformes únicos” e teríamos todos as mesmas medidas.
A beleza esta justamente nas diferenças.

formas geométricas do corpo humano



Vamos ver as formas: 
  • A Primeira é a OVAL – onde não existe a cintura marcada, aparece mais quando existe um sobrepeso, para criarmos um formato com estética, criamos a nova forma com a roupa… As mulheres com esse tipo físico costumam esquecer das pernas e colo, justamente o que deveriam chamar a atenção;
    Super dica: Crie uma linha longa, com cortes retos ou estampas – Chame a atenção para o rosto, ombros e busto. Sobreposições de cores e peças, ajudam na composição. Use tecidos de bom caimento e ajuste o que puder, logo abaixo do seio.
Oval:
corpo em formato OVAL
O que compõe bem:

- Ajustar na parte de cima, ou seja, sempre marcar um ponto que vamos chamar de cintura e esta será logo abaixo do busto… isso pode ser com um corte, faixa, drapeado, enfim está estabelecido um ponto de onde sairá a saia (ou a blusa)… esta deverá descer alargando, para diminuir a parte de cima…
- estampas grandes e com elementos verticais…
- cores não luminosas – tecidos de bom caimento mas não aderentes
- Decotes grandes e em V (profundo, pode ter sobreposições) e longe do pescoço
- Bijuterias ou jóias – pode usar peças grandes de  brincos, colares e pulseiras…
- Camisas, blusas e casacos – que ultrapassem a linha da cintura, de preferência abaixo do quadril- a largura deve ser relativa, ou seja, não justo e nem largo demais – abuse dos transpasse abaixo do busto


- Calças , saias e bermudas – lisas na cintura (e não caidas) e alargando para baixo, no máximo retas as calças, tocando o peito do pé
- Calçados com saltos mais grossos e sem pulseirinha no tornozelo

O que não usar:


- Saias, bermudas e calças com pregas ou afuniladas, assim, o corpo tomará a forma de um pião, reforçando muito mais a OVAL…
- Calças com os tornozelos justos, jamais para este tipo de corpo… calça com cintura baixa ou com pregas.
- Cintos ou faixas marcando a cintura.
- Blusas por dentro das saias ou calças
- Roupas claras, com listras horizontais, estampas miudinhas, brilho (cetim) ou de tecido com volume (tafetá)
- Colares junto ao pescoço… tipo coleira ou com muitas voltas
- Saltos finos, dão a sensação de instabilidade… sapatos com pulseirinhas no tornozelo parecem estar cortando a silhueta.

A Segunda é o  RETÂNGULO – Neste tipo físico, estão mulheres com ombros, cintura e quadris com as mesmas medidas – logo, elas precisam “criar uma cintura”.  Se for “magra”  não existe a cintura marcada, mas o corpo não apresenta volumes para os lados - neste caso, apenas cuidará da forma em detalhes, se estiver com sobrepeso, segue os mesmos princípios da OVAL mas usar a marcação na cintura…
Super dica: Busque peças mais simples, sempre com a cintura marcada. Se quiser usar corselets e tops eles devem ter um corte acinturado. Proibidos os boleros e os casacos ou camisas de a abotoamentos duplos… Abuse de modelos ou cortes que marquem a cintura.
Retângulo:
corpo em formato RETANGULAR
O que compõe bem:

- Blusas, casacos e jaquetas com cortes ajustando na cintura, pences e abotoamento baixo (na cintura apenas), alargando no quadril – o comprimento deve ficar no meio do quadril, nem curtos demais, nem longos.


- Calças – cortes retos, cintura no lugar (não baixa) um pouco afuniladas, na altura do tornozelo.
- Procure chamar a atenção para o colo, desviando a atenção da cintura. Use e abuse de decotes, brincos, colares. Os melhores decotes são os em formato “V” ou “U” 
- Babados, pode usar com tranquilidade, tando no decote como nas bainhas de blusas ou saias.
- Saias – sempre evasês, ou com franzidos… saias curtas podem ter babados na bainha e mais longas largas embaixo.
- Bermudas e shorts – com cóz e bolsos internos e mais largas nos quadris
- Decotes e golas – use regatas e blusas por cima com decote até a cintura… pode ter babados, porém não armados.





O que não usar:
- Camisas ou casacos soltos e largos, com corte reto
- casacos e jaquetas longas, cobrindo o quadril – ou curtas, tipo bolero
- Vestidos com cortes retos tipo “tubinho”
- Saias e bermudas justas e afunilada, tipo lápis;
- Tomara-que-caia – e corselete cria mais um “quadrado visual”

A terceira é o TRIÂNGULO DUPLO ou ampulheta:
Esse tipo físico é considerado o “perfeito”, pois toda mulher gostaria de ter sendo magra – é a chamada “corpo violão” – porque possui esta forma. Porém, quando o peso aumenta, os volumes tomam uma proporção maior ainda. Se for magra ou tiver pouco peso a mais, explore todas as opções da retamgular, dando ênfase à cintura e use o que quiser que ficará sempre muito bem.
Super dica: Busque sempre a minimização das coxas e do busto, valorize a cintura de forma sutil, sem apertar.

TRIÂNGULO DUPLO


corpo em formato TRIÂNGULO DUPLO

O que compõe bem:




- Todas as roupas acinturadas…




-  Tomara-que-caia, regatas, frente-única, shorts, bermudas, calças com pregas ou sem, leggings, blusas curtas ou longas… sem muita restrição, apenas cuide do que fica bem para sua altura…




- Calças e bermudas de corte reto e cintura baixa…




- Saias ou vestidos tipo envelope, transpassado e acinturado levemente – e  saia evasê…




- blusas, casacos e camisas com faixas na cintura, por transpasse ou sobreposto…





Se estiver acima do peso -  Utilize as dicas do tipo físico retângulo, valorizando a cintura, porém com cuidados em calças não afunidadas e nem ecesso na parte superior em babados.



                                                          
                                                                   O que não usar:





- Estampas na altura do busto ou coxa…



- Roupas totalmente retas (deixarão a pessoa um quadrado)…



- Blusas e vestidos tipo raglã, franzido no pescoço, ficarão com ares de “camisola” - Camisas ou casacos com mangas franzidas ou ombros muito largos (deixará um aspecto de triângulo invertido)…



- Decotes canoa, golas altas ou grandes, (se tiver muito busto) deixarão a parte de cima parecendo imensa…


- Saltos agulha fininhos (somente se estiver acima do peso).





A quarta forma é o TRIÂNGULO com base:





Este formato é o chamado quadril grande, ou “falta de ombros”… Para a mulher com este tipo físico é preciso somente valorizar os ombros, para que eles se estendam horizontalmente, fazendo assim, o equilíbrio com a medida do quadril, que deve ser minimizado. A mulher brasileira, tem esse aspecto como um “atrativo”, mas em muitos casos a diferença cria um aspecto de desproporção.






Super dica: Minimizar os quadris  com tons mais escuros e com o foco (detalhes, estampas, cor e acessórios) em cima. Se tiver seios pequenos fazer as roupas até a linha do pescoço em decotes mais fechados, colarinhos, jabôs, flores… detalhes que puxem a atenção para cima. 




                                                                                                
Triângulo:





corpo em formato TRIÂNGULO






 O que compõe bem:
- Cavas com ombros “caidos” que fiquem para fora do ombro e não para dentro – decotes canoa com ou sem golas…

- Blusas com babados, com mangas franzidas ou com pregas, sempre acima ou abaixo da linha do quadril…
- Calças, bermudas ou saias de cores mais escuras do que as blusas – não justas demais e nem afunilando na perna…
- Tomara-que-caia (se a pessoa não for muito grande)…
- Cintura abaixo do busto (corte imperial) e saia solta a partir dai…
- Detalhes nos ombros – Brincos e colares que chamem atenção…
- Estampas e cores claras na parte superior…
O que não usar:- Calças, bermudas ou saias, com pregas, franzidos ou com cintura baixa – de forma alguma devem ser justas na perna nem afuniladas –  evite calças no meio da perna, leggings e cigarette…
- Cava raglã ou americana, frente-única - blusas de alças fininhas…
- “Corte no quadis” – por detalhes como recortes, babados, altura das blusas ou casacos no meio, bolsas, gregas, bordados, bolsos de calças… cintos soltos (os casacos, camisas, ou blusas devem sempre estar acima ou abaixo da parte mais larga do quadril, pois criará uma linha de alargamento de ficar no limite)…
- Saias curtas – Cintos largos ou muito fininhos jogados nos quadris.

A quinta forma é o TRIÂNGULO INVERTIDO com ponta.
As mulheres com o tipo físico do triângulo invertido, para chegarem ao equilíbrio, precisam aumentar o quadril, chegando a uma medida proporcional ao ombro.
Super dica: Parte superior ajustada e parte inferior (calças, saias, bermudas) mais soltos e alargando para baixo. Seios mais volumosos – abusar de decotes generosos em V . Braços amplos precisam de mangas. Tons escuros na parte superior e mais claros e estampas na parte de baixo.

                                                                                            Triângulo Invertido:
corpo em formato TRIÂNGULO invertido


O que compõe bem:
- Cavas para dentro, com corte raglã ou manga americana – frente-única ou vestido de alças diminuem os ombros e dão a sensação de um quadril maior…


- Saias, Bermudas ou calças de cintura mais baixa, não pode afunilar na perna, saias mais retas… leggings – cores mais claras do que as blusas…


- macacão de alças e franzido na cintura, com cinto.



O que não usar:

- Saias, bermudas e calças, sem bolsos, sem cóz e justinhas no quadril ou afuniladas (afinando embaixo)…


- Blusas de decotes canoas ou grandes golas, ombreiras, mangas caidas, franzidas, frente-única e tomara-que-caia… 


- Tecido volumoso, babados nos ombros, listras horizontais


                                                                           ……………………………………………………

Com base nessas dicas de como se vestir adequadamente de acordo com cada tipo físico, faça novas composições e aquisições e assim reforme seu visual!

Nenhum comentário:

Ocorreu um erro neste gadget

Dicas...

Dicas

Ás vezes precisamos de algumas orientações simples e básicas, e que costumeiramente não encontramos com facilidade, contudo quando nos dispomos a procurar o que precisamos, sempre encontramos ao nosso alcance, algumas dicas que nos salvariam de problemas futuros, como por exemplo, evitar fazer algumas misturas de tecidos, estampas, e estilos num mesmo look no dia à dia, ou num dia de festa. Que por mais que vc ouse usar, pode até impressionar num primeiro momento, contudo pode vir a chocar, ou escandalizar alguém, pelo excesso ou abuso, de alguma tendencia que não combina com seu estilo ou visual, portanto defina bem sua identidade através do que vc usa e assim vc também atrairá pessoas que como vc se identificam em alguns aspectos, e assim juntos vcs podem desfrutar do que lhes é comum. Use o espelho, e ouça a opinião de alguém que sabe mais do que vcê naquele assunto.
A palavra é sutileza no vestir-se, espiritualmente e fisicamente tb!

Psalm for the Day

Minha vida cabe nas malas que carrego...

Minha vida cabe nas malas que carrego...

A beleza da mulher


A beleza da mulher ou do homem se revela na essência e não na transparência do vestir-se, ou na profundidade dos decotes, ou na compressão dos jeans com strech, ou nas regatas, bermudas, ou naquilo que deveria apenas adornar para realçar o que de fato ela tem na íntegra, algo que vai além do que é visivel e paupável.
O olhar com singeleza e transparência, a boca com doçura e sem leviandade, o aroma que satisfaz e exala o bom perfume de Cristo, as mãos que seguram e sustentam-se na destra fiel do Pai da eternidade, os pés que caminham rumo ao alvo, e a consciência pura e apologética de que precisamos remir nosso tempo pois de fato, os dias são maus.
Busco insistentemente melhorar àquilo que precisa ser retocado no meu eu, não apenas na minha aparência, mas principalmente naquilo que é transparente e que compõe minha essência de uma mulher que ousa andar segundo a vontade de Deus!

Eu curto Vintage

Eu curto Vintage

Cotidiano é diferente de rotina...

Aprendí com os filósofos que rotina é diferente de cotidiano, sou alguém que foge das inutilidades superficiais dos falatórios alheios, e "hoje" em alguns momentos até ignoro algumas situações, para evitar o confronto ou constrangimento desnecessário... para não perder o bom senso... mas isso é muito difícil, é um objetivo diário...

SOU ALGUÉM EM CONSTRUÇAO, que se permite errar e consertar, falhar e pedir perdão sem titubear, e "hoje" entendo claramente que perdão é atitude e não sentimento!!!!

O Senhor vê além do óbvio e visível!!

O Senhor vê além do óbvio e visível!!

Feliz natal em família

Feliz natal em família

Teus olhos estão sobre mim Senhor

Teus olhos estão sobre mim Senhor

Família na praia...

Família na praia...

Meu amor!!

Meu amor!!

Amigas especias!!!!

Amigas especias!!!!

Ministrando aula sobre Platão

Ministrando aula sobre Platão
Tb é uma paixão!!!

Tb amooooOOO

Tb amooooOOO

Com a galera...

Com a galera...

Amigos

Amigos

AmoooOOO vcssss

AmoooOOO vcssss

Missões é uma prática diária...

Missões é uma prática diária...
Não um clichê!!!

Noite especial

Noite especial

Depois cinema básico com a galera!!!

Depois cinema básico com a galera!!!

A Banda

A Banda
Que me ensinou a olhar para os malucos sedentos da Palavra!!!

Mãe, sobrinha, irmã e pai

Mãe, sobrinha, irmã e pai

Programa Oficina de Deus

Programa Oficina de Deus

Quero ser como criança

Quero ser como criança
Para me deliciar com coisas tão simples e baratinhas + tão saborosas!!

Mardunas - Natal

Mardunas - Natal
Acampamento Bola de Neve Church

Isa, eu e Rafinha

Isa, eu e Rafinha

Deus tem seus planos!!!!!!!!

Deus tem seus planos!!!!!!!!

Abra sua mente para ver a grandeza

Abra sua mente para ver a grandeza
A excelência da Palavra de Deus