Cães e Porcos MT 7.6.
Teologia do Desperdício segundo Russell Shedd
"Não dêem o que é sagrado aos cães, nem atirem suas pérolas aos porcos; caso contrário, estes as pisarão e, aqueles, voltando-se contra vocês, os despedaçarão" (NVI).
Este é um tipo clássico da Teologia do Desperdício relatada pelo Dr. Russell Shedd em seu livro (Teologia do Desperdício, pags. 64-65), pois nem cães, nem porcos têm capacidade para entender o valor do sagrado. Animais, como incrédulos, zombam dos valores reais por causa da sua ignorância e falta de fé. Para eles, o imediato - carne e ração - é tudo o que há neste mundo. Se lançassem para eles o que é sagrado ou de grande valor, ficariam irritados até o ponto de dilacerarem e despedaçarem os que, com as melhores intenções, queriam beneficiá-los.
Certamente, Jesus tinha muito mais em mente quando nos advertiu: "Ser prudente como a serpente e símplice como a pomba" (Mt 10.16.), essa foi sua instrução para evitarmos derperdícios em nossas vidas.
Vivemos dias maus, em que a iniquidade campeia pelo mundo, e nossos sentidos e valores são tomados silenciosamente pelas informações que recebemos todos os dias pela midia, pela internet, pela tv, pelo rádio, pelo sistema capitalista que nos rodeia, pelas más conversações, pela ausência e busca de intimidade com Deus, através de oração, leitura da Palavra e cânticos de louvor e adoração que não lhe rendemos diariamente, e de forma visível e invisível somos bombardeados pelos apelos do inferno, com seus mecanismos de destruição de alicerces, e assim famílias inteiras, são atingidas pelo desperdício do tempo que perdem na descontrução de seus valores morais e espirituais, quando investem todo o seu tempo, prioridade e dinheiro, numa cultura de individualismo e satisfação pessoal exarcerbada, de aquisição de bens de consumo, de desvalorização e secularização do sagrado. Quantas vezes não desperdiçamos nosso tempo com coisas que não nos edificam, ou quantas vezes não gastamos nosso dinheiro com coisas que não nos fazem bem realmente como cigarro, bebida, roupas caras, shows, má alimentação, etc e tal, coisas que apenas saciam por momentos nossa ânsia de aquisição, quantas vezes não desperdiçamos nossos sentimentos em relacionamentos e hábitos destrutivos e corrosivos, quantas vezes não nos pegamos com práticas que nos levam a auto destruição, de forma pessoal, urgente e intransferível, precisamos rever nossas prioridades e superficialidades, para que não caiamos no erro de desperdiçamos nossa vida e nosso tempo com coisas vãs.
"Olhos que não vêem; ouvidos que não ouvem". (Mc 8.18).
Nossas pretensões, presupostos, disposições carnais, atitudes inconsequentes, pés que correm velozes para o mal, lingua que fala mentiras, mentes que maquinam astutamente, pecados ocultos, consequencia de corações endurecidos, assim como os israelitas que também sofreram deste mal no deserto, desacreditando no poder e na bondade de Deus. Corações duros que transformam nossas palavras e atitudes em lixo. Não devemos desperdirçar tudo o que Deus tem nos dado aqui na terra, com coisas superfluas, desnecessárias, que transformam a glória da provisão de Deus em desperdício.
Em meio a toda essa propaganda para que evitemos o desperdício dos recursos naturais do nosso planeta, também o Espírito de Deus nos adverte, para que nós também evitemos derperdiçar o que temos recebido de suas mãos, buscando em primeiro lugar sua justiça, e proclamando o seu reino, se necessário usando palavras, no entanto nossa vida deve abandonar as roupas sujas da soberba e da autojustificação, pois "Porque dEle, por Ele e para Ele, são todas as coisas" .
Como afirma o apóstolo Paulo, em Efésios 1.3 "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bençãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo."
Independente de qual seja sua situação nesse momento, se no hospital, na prisão, no pecado, na fama, no anônimato, no abandono, na insuficiencia, na suficiencia, no sucesso, no facasso, no meio da multidão, na solidão do seu quarto, seja na saúde ou na doença, na pobreza ou na riqueza, na guerra ou na paz, dê glória a Deus, pois Ele tem cuidado de mim e de você, Ele tem estado conosco quando ninguém mais quer estar, Ele tem nos ouvido quando todos se cansam de nos ouvir, Ele tem nos consolado quando estamos nos nossos piores momentos, quantos há em todo o universo, que jamais teriam conhecido e provado do amor de Deus, se não tivesse que ter passado por uma situação de abandono, morte, trauma, escassez, perda e dor, prisão, escárnio, leito de dor?!
Faça propaganda de DEUS e evite desperdiçar todos os livramentos que Ele tem lhe dado mesmo sem merecermos. O Senhor te ama e quer te fazer sorrir e andar em pé, de cabeça erguida. Levante-se e viva de modo digno, que glorifique a Deus em tudo o que fizer e disser.
Não esqueça sua suficiencia e provisão vem do Senhor!
Faça propaganda de DEUS e evite desperdiçar todos os livramentos que Ele tem lhe dado mesmo sem merecermos. O Senhor te ama e quer te fazer sorrir e andar em pé, de cabeça erguida. Levante-se e viva de modo digno, que glorifique a Deus em tudo o que fizer e disser.
Não esqueça sua suficiencia e provisão vem do Senhor!
Nenhum comentário:
Postar um comentário