Texto: II Coríntios 5: 17- Filipenses 1: 6
Vamos Falar sobre algo que nos envolve diretamente todos os dias: Personalidade, Caráter e Temperamentos.
Assim como somos formados tripartidos em Corpo, Alma e Espírito, de igual forma,
somos tripartidos em:Caráter, Personalidade e Temperamento.
Mas o que é Caráter, Personalidade e Temperamentos?
A palavra de Deus nos textos em que lemos diz que“todas as coisas se fizeram novas”. Mas se todas as coisas se fizeram novas porque temos determinadas áreas da vida que não mudaram?
Existem áreas em que nos questionamos... às vezes podem ser que ainda sejamos pessoas iracundas... mas se eu me tornei uma nova criatura, a partir do momento em que eu aceitei Jesus, como é que ainda continuo me irando facilmente? Nervosa?
Então vem nossa consciência e diz: - Você não é convertida? Quantas vezes nos pegamos pensando isso? Ou você dizer, mais eu por tantas vezes tentei mudar, eu já jejuei, me consagrei, e nada mudou? ,
Hoje você vai se conhecer melhor, pois esta análise talvez te permita, conhecer-se melhor, pois ele serve para apresentar a você: VOCÊ MESMO.
Você vai passar a entender o porquê tantas vezes você não se entendia, e poderá dizer a você mesmo: - Muito prazer eu, eu sou eu...
A palavra de Deus que acabamos de ler, diz que: nós estamos em processo de transformação (Fp 1:6), você tornou-se uma nova criatura em Cristo Jesus? Mas se no dia em que você aceitou a Jesus, Ele que tinha o Poder de te levar instantaneamente para a Glória, pois você já estaria Salvo por tornar-se uma nova criatura e não o fez, já que isso não aconteceu, significa que Deus tem um propósito especifico e quer tratar com algumas áreas em sua vida.
Ele que começou essa boa obra vai aperfeiçoá-la até a Volta de Cristo para você, ou seja, até o ultimo dia de sua vida aqui na terra, você estará em fase de aperfeiçoamento diante do Senhor.
Por isso entenda:
“TENHA PACIÊNCIA COM VOCÊ E COM
SEU IRMÃO.... TODOS NÓS ESTAMOS EM OBRAS”.
Não queira perfeição dos outros e tão pouco de você mesmo, pois você está em:
PROCESSO de Aperfeiçoamento... nas mãos do
artífice maior...
· Personalidade: é a sua identidade, em relação ao que os outros pensam ao seu respeito, mas que muitas vezes, não representa o que vc é.
· Caráter: é tudo que você é na sua intimidade e ninguém sabe, são atitudes repetidas diariamente que moldam o seu caráter.
· Temperamentos: são qualidades que já nascem com o indivíduo, é genético, ou seja, é aquilo que não é aprendido.
Personalidade é a união do seu ser.
Temperamentos + caráter + hábitos = PERSONALIDADE.
Contudo devemos lembrar que nosso caráter e personalidade devem ser transformados diariamente pelo Espírito Santo, a partir da nossa mudança de hábitos.
CARÁTER = Gravar (Grego)
A firmeza moral de uma pessoa é o sinal visível de uma natureza interior.
O caráter está ligado ao que somos no íntimo, não tendo ligação necessariamente com o que fazemos, ou como agimos. Ou seja, o caráter engana para manter a aparência, usando máscaras de bondade, mansidão, paciência, alegria... etc e tal.
Ex.: Às vezes estamos com raiva de alguém e fingimos está tudo bem na frente do nosso líder ou pastor, para não explicitarmos nossas fraquezas humanas.
Nossos hábitos denunciam nosso caráter... por isso, quando convivemos com alguém intimamente, descobrimos as facetas do seu caráter e nos decepcionamos com ela, pois naquela circunstancia nos julgamos superiores, pois estamos em vantagem sobre ela, pois descobrimos seu segredo de ser humano, falível, pecador, ser de carne e osso.
Exemplos de maus hábitos
- falhas no caráter humano:
Dirigir em alta velocidade |
Ser desorganizado |
Ser fofoqueiro |
Ser o centro das atenções |
Pessimista |
Chegar atrasado |
Contar mentiras |
Fazer xixi na tampa do vaso |
Ser iracundo |
Ser preguiçoso | Jogar papel ou absorvente no chão |
Ser desonesto |
Mania de grandeza/pobreza |
Usar de gritaria |
Ser sedutor |
Falar palavrão |
Ver pornografia |
Ser egoísta, invejoso, etc |
Esses maus hábitos denunciam nosso caráter, pois são a soma das nossas atitudes diárias, se queremos falar do Evangelho, precisamos acima de tudo testemunharmos com nossa conduta, pois o que fazemos e como nos comportamos diante das situações, falam mais alto que nossas palavras ou nosso silencio. Não devemos querer impressionar Deus, ou as pessoas, devemos ser íntegros.
Ser íntegro é ser quem você é quando não tem ninguém por perto lhe olhando!
É o marido que se mantém em integridade longe da esposa e na companhia dos amigos, é o filho que obedece longe dos pais, é o discípulo que executa suas tarefas com empenho e satisfação, mesmo sem estar sob o olhar atento do mestre... atitudes como essas, revelam quem somos para os outros e sobretudo para nós mesmos.Nosso caráter pode ser transformado pelo poder do Espírito Santo se mudarmos de atitudes.
TEMPERAMENTOS
todos nós nascemos com 1, 2 e até 3 temperamentos.
Esses temperamentos são nossas características, nossos traços herdados, pela influência dos nossos pais, avós e bisavós, e eles apontam para nossas disposições gerais, naturais, gostos e preferências.
Enquanto o caráter é adquirido por hábitos, o temperamento é algo herdado geneticamente, não é fruto de uma escolha sua, ele não pode ser trocado, mas pode ser transformado, pelo poder do Espírito Santo de Deus.
Temperamento é um conjunto de atitudes positivas e negativas, as atitudes boas podem ser melhoradas e as ruins transformadas (Ex. Diferença entre bebês que um quando está com fome ou sono, chora, grita, e o outro geme).
Todos nós precisamos fazer uma auto-análise da nossa vida e de quem verdadeiramente somos para nós mesmos.
Quem é você por você mesmo? Se auto descreva no seu interior, o que precisa ser mudado, o que pode ser aperfeiçoado?
Coloquemos a disposição do Espírito Santo, nossa Personalidade, nosso caráter e nosso temperamento, para que Deus nos use individualmente e poderosamente para abençoar a vida das pessoas ao nosso redor e também sejamos transformados de glória em glória por ele, que é nosso oleiro.
Como um vaso nas mãos do oleiro, permita-se ser quebrado por ele, amassado, ficar esquecido numa prateleira descansando, depois amassado novamente, para só então, ele recomeçar a fazer esse vaso, jogando água cristalina para molhar o barro, e assim moldá-lo a seu tempo em sua mão.
Se sua vida é um poema e seus versos não rimam, espere um pouco mais, o Senhor ainda não acabou ele ainda está escrevendo o próximo verso. Acautelai-vos e descansai nele, ele sabe o que faz e como faz.
Recomendo, excelente leitura...
Deus nos abençõe rica e abundantemente, transformando nosso temperamento para sua glória, em conformidade com sua Soberana Vontade...